Desde o ultimo trimestre do ano de 2009, quando o Brasil ganhou o direito de sediar no ano de 2014 a Copa do Mundo de Futebol e em 2016 as Olimpíadas e Paraolimpíadas, o cenário político e empresarial começou a arregalar os olhos, feito lobos famintos para cima das crianças e dos jovens brasileiros, com o objetivo de descobrir e preparar atletas que possam vir a disputar essas competições.
Para isso, começaram a investir porradas e mais porradas de dinheiro em projetos e pesquisas que visam revelar precocemente estes prováveis atletas. O Governo Federal então, que já possuía alguns projetos nesse caráter, "que por sinal andavam meio que esquecidos e abandonados", inventou mais projetos , não sei se para acelerar esse processo ou se é apenas uma forma de fazer com o capital (din din) gire mais fácil por esse cenário... E o pior é que tão querendo levar para dentro das escolas e para dentro da cabeça de nossas crianças que o esporte de alto rendimento é o melhor caminho a ser seguido, ou seja, querem que ao invés de ensinar aos nossos alunos que o esporte é um meio de interação social e de bem estar físico e mental, passemos a ensinar que o esporte profissional é um verdadeiro mar de rosas, onde lhes fornecerá facilmente dinheiro, fama e glamour.
É uma pena que nem todo mundo sabe que todo esse status custa muito caro, pois ninguém diz para os nossos jovens que eles sofrerão duras e longas jornadas de treino, que irão perder a sua liberdade, pois não terão tempo para mais nada a não ser treinar e, principalmente, que se eles não renderem aquilo que é esperado, cairão no esquecimento e aí... tchau tchau fama e dinheiro, e então estarão de volta a estaca zero.
Pois é meu Brasil... A temporada de caça está aberta, os lobos estão à solta e quem quiser que proteja seus cordeirinhos para que não sejam devorados pelo mundo da ilusão.


Acadêmico: Alan Nascimento Chagas

0 comentários:

Postar um comentário